top of page
Botumirim - Parque Estadual de Botumirim

Campina / Botumirim - MG

                 Subindo-se a encosta do morro do cruzeiro, seguindo-se a oeste da cidade, por uma estrada que anteriormente era utilizada pelos tropeiros, para fazer o translado de mercadorias entre Botumirim e Montes Claros, localizada a 6 km da cidade se encontra a Campina.

Fonte: projeto www.belezasdebotumirim.com

                 Ao subir pelas serras, belas paisagens podem ser avistadas ao longe... Numa caminhada ecológica que enche os olhos do visitante. Sendo o ponto culminante da jornada,, a chegada a uma grande área plana, um campo de altitude rodeado de picos rochosos, com altitude que pode chegar a 1800m nos pontos mais autos. Um ótimo percurso para se fazer a pé ou a cavalo..

Fonte: projeto www.belezasdebotumirim.com

                 Ao chegar à campina o visitante depara com uma imensidão exuberante, formada por um platô constituído por uma vegetação rasteira formada por várias espécies de Sempre-vivas: a dourada, a botão de Soldado, a Botão de Peludo, a Saia Preta, a Estrelinha, a jazida. Também são encontrados várias outras espécie vegetais tais como: orquídeas raras, bromélias, plantas carnívoras e outras espécies de beleza singular.

Fonte: projeto www.belezasdebotumirim.com

                 Toda esta vegetação é emoldurada por belíssimas formações rochosas esculpidas pelo tempo, tomando formas diversas, dando vida à imaginação do visitante. Estas formações rochosas servem também de abrigo para animais como o Mocó, um típico roedor da região e também outras espécies de mamíferos. Aqui aves fazem seus ninhos e dizem que até a Suçuarana as vezes passeia por aqui..

Fonte: projeto www.belezasdebotumirim.com

                 A campina exerce um papel importante na hidrologia do município, pois aqui estão localizadas varias nascente que abastecem os rios da região, a água brota do solo e logo formam belíssimo lagos de águas frescas e serenas, de cores escurecidas que seguem calmamente pela campina, vão ganhando força até formar os rios. É uma ótima opção para refrescar o calor de uma tarde ensolarada.

Fonte: projeto www.belezasdebotumirim.com

                 Destaca-se neste local a nascente do Rio Bananal, rio de águas escurecidas cor de coca-cola, esta coloração é adquirida pelo arraste da matéria orgânica aderida ás pedras da serra. O Rio Bananal deságua da serra em uma imensa queda formando uma cachoeira com mais de 210m de altura, uma das maiores de Minas Gerais e logo abaixo forma grandes poços e praias de areias brancas, ótimos para a prática da natação.

Fonte: projeto www.belezasdebotumirim.com

                 Os paredões de pedras na encosta da serra são excelentes para a prática do alpinismo e rapel, apresentando percursos de alto grau de dificuldade.

Para se chegar ao local aconselha-se contratar um guia que conheça bem a região.

Fonte: projeto www.belezasdebotumirim.com

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Social Icon
  • SoundCloud Social Icon
bottom of page